BEM VINDOS AO MUNDO POINT DA MALHAÇÃO, A MAOIR REDE DE ACADEMIAS DO INTERIOR DA BAHIA.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

EMAGRECENDO NA MUSCULAÇÃO... É VERDADE.

Por Naumar Pedreira
 
 
Até hoje muitas pessoas não acreditam que os exercícios resistidos (musculação) podem emagrecer. Quando se fala em perder calorias logo vem na cabeça exercícios aeróbios. Contudo isso as pessoas vão se acabando nas esteiras, jump, spinning, bicicletas e outros...
Porém a musculação é sim, uma arma poderosíssima quando se fala em emagrecimento, pois o fato dela aumentar a massa muscular ocasiona um aumento significativo na taxa metabólica basal (é a energia que um corpo gasta somente para se manter vivo,ou seja,dormir,piscar os olhos,respirar,sem contar dos funcionamentos dos órgãos) sendo este também responsável pela perda da gordura corporal, pois quanto mais massa muscular um individuo se tem, maior será seu gasto energético.
Não estou querendo dizer que exercícios aeróbios não emagrecem, mas se viver somente fazendo exercícios aeróbios, vai até perder peso, mas perdendo também massa magra e deixando flacidez na musculatura. Este é o maior problema!!
Mediante a este acontecimento sua TMB irá diminuir e isso acarretará conseqüências no seu metabolismo já que seu corpo gastará menos energia. O que acontece é que a massa muscular é um tecido metabolicamente mais ativo que o tecido adiposo (gordura), então quando você perde músculo deixa de consumir mais calorias durante o dia, facilitando assim o acumulo de gordura (engordando).
Outra situação que faz grande diferença também em comparação com atividade aeróbia é o efeito EPOC do exercício, onde o organismo fica metabolizando gorduras após o findar do treinamento. Essa sim faz grande diferença quando se trata de perder gordura. Já na atividade aeróbia não existe esse efeito, pois nela o gasto calórico acontece na hora da atividade, e só por este fato quem faz musculação ganha grande vantagem com relação a isso.
Mas o grande problema é que a massa muscular pesa mais que a gordura, e como todo mundo se habituou a saber se está magro ou gordo apenas pela balança, pensa que emagrecer é perder peso, o que não é totalmente verdade, pois emagrecer é diminuir o percentual de gordura da composição corporal, que nem sempre significa perca de peso.
Chega a ser engraçado, as pessoas, principalmente as mulheres, dizendo eu não quero ficar musculosa, como se fosse a coisa mais fácil do mundo hipertrofiar a esse ponto.
Uma outra situação também que faz gastar calorias são os exercícios, na hora que são executados de acordo com a intensidade de esforço.
Não estou afirmando que os exercícios perdem gorduras localizadas, mas a cada um que é executado terá um gasto calórico e isso contribuíra para perda de gordura já que no final do treinamento terá um gasto energético X.
Não podemos deixar de falar do plano alimentar, que tem grande importância nos resultados. De nada adianta fazer todos os procedimentos com relação aos exercícios se alimentação não está no padrão. Só funciona se tudo estiver sobre controle como: treinamento, alimentação e descanso.
E finalizando, todos os tipos de exercícios físicos devem ser executados com uma grande orientação somente de um profissional de educação física, pois caso contrário o que é para fazer um bem acabará fazendo um grande mal e às vezes sem resultados significativos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário