BEM VINDOS AO MUNDO POINT DA MALHAÇÃO, A MAOIR REDE DE ACADEMIAS DO INTERIOR DA BAHIA.

sábado, 18 de setembro de 2010

O exercício físico, saúde e qualidade de vida.
Por Naumar Pedreira

A prática de exercícios físicos beneficia órgãos, músculos e ossos, promovendo a melhoria da condição física e dando maior resistência contra doenças. Alguns dos benefícios positivos são o fortalecimento do sistema respiratório e o aumento da capacidade vital. Partindo destas afirmações, o exercício físico, de forma comprovada, leva a uma melhor qualidade de vida, e pode ser usado como ferramenta para a manutenção da saúde e qualidade de vida.
Indivíduos com algum problema de saúde costumam ser beneficiados pela prática regular de exercícios físicos. Claro que um programa de reabilitação não é realidade de muitos, mas é ideal que o educador físico oriente o seu aluno a realizar uma avaliação médica, para evitar qualquer risco à saúde, e no decorrer de todo o programa de treinamento com exercícios físicos, as orientações médicas são necessárias.
É muito importante que seja respeitada a individualidade de cada aluno, levando em consideração os limites impostos por seu biótipo e condição física. Um programa de treinamento bem elaborado pelo educador físico enfatiza um impacto positivo para a saúde do aluno. A prescrição dos exercícios deve ser bem avaliada e planejada, propiciando assim uma atividade física de forma prazerosa e segura.

2 comentários:

  1. concordo, o exercício físico é de vital importância para a manutenção da saúde, e o profissional de Educação Física é indispensável para a presecrição de tais exercícios

    ResponderExcluir
  2. O professor Naumar Pedreira, está com razão quando afirma que , o exercício físico proporciona qualidade de vida para todos os que o pratica.
    Atualmente os profissionais de medicinas recomendam a pratica de atividade física como solução para várias doenças uma vez que a mesma proporciona um bem-estar físico e mental ao organismo humano, claro que essa atividade física deverá obrigatoriamente ser acompanhada pelo profissional da área e antes o desportista , atleta, terá que fazer uma avaliação medica por alguns especialistas, portanto a pratica do mesmo auxilia e é indispensável ao bom funcionamento do nosso organismo.
    Baseado nessas afirmações segue abaixo alguns dos benefícios que a pratica consciente e responsável da atividade física proporciona ao nosso corpo físico e mental:
    - Redução dos índices de mortalidade, primordialmente os oriundos das doenças cardiovasculares e coronarianas;
    - Controle da pressão arterial dos hipertensos;
    - Manutenção da força muscular e das articulações;
    - Alívio dos sintomas de depressão, ansiedade e melhora do humor.
    Portanto a pratica regular, da atividade física e acompanhada por um profissional da área, proporciona um bem estar geral ao organismo humano e combate o sedentarismo, pois conforme um antigo ditado “ TUDO QUE NÃO É USADO ACABA ENFERRUJADO”, contudo, esse ditado não se aplica a todos os visitantes deste BLOG, uma vez que todos sabem a grandiosa importância da pratica da atividade física vivenciada dentro de uma academia.
    "Pratiquem esporte, mesmo que não competitivamente, pois é saudável e você faz boas amizades, que duram para o resto da vida."

    ResponderExcluir