BEM VINDOS AO MUNDO POINT DA MALHAÇÃO, A MAOIR REDE DE ACADEMIAS DO INTERIOR DA BAHIA.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Hipertrofia Muscular na Adolescência

O trabalho de força

Por: Diana Primo


   De acordo com FLECK & KRAEMER (1999) o treinamento de meninos e meninas pré-púberes pode causar aumentos significativos em força muscular. Embora este tema seja controverso, ultimamente, graças a vários estudos e pesquisas têm-se deixado de lado a idéia de que não ocorrem ganhos em força muscular a partir do treinamento de força em crianças devido à imaturidade do sistema hormonal. Esta idéia tem sido refugada, pois se acredita que não há ganho em força ou hipertrofia muscular quando os programas de treinamento de força são mal planejados. Já com um bom treinamento, além de ocorrer ganhos em força, muitos estudos confirmam que não ocorrem lesões devido ao programa de treinamento com crianças.
Vantagens do treinamento de força para crianças e adolescentes:
1) treinamento de forças desempenha um importante papel na formação corporal geral, ou seja, melhora de problemas posturais gerais;
2) complementação do treinamento esportivo, já que pode haver um
desequilíbrio funcional prejudicando o desempenho e ocasionando lesões musculares em um treinamento esportivo muito específico.
3) Um bom programa de força para crianças, há uma melhoria da movimentação em todas as modalidades esportivas. O aumento da força torna o movimento mais dinâmico, fluentes e precisos. (WEINECK,1999)
4)Aumento da força muscular que não só melhora a capacidade funcional da criança como também protege as articulações pelas quais estes músculos passam protegendo-os de lesões.

Extraído de:
http://www.cdof.com.br/musc14.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário